CTB divulga nota de solidariedade aos servidores exonerados da Prefeitura Municipal de Campina Grande

02/10/2023

NOTA DE SOLIDARIEDADE
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB – divulgou neste final de semana uma nota de solidariedade aos muitos trabalhadores contratados pela Prefeitura Municipal de Campina Grande – PB, e que foram exonerados de surpresa dos seus cargos, na calada da noite e sem nenhuma explicação prévia por parte do prefeito Bruno Cunha Lima.
O anúncio da exoneração foi feita no Diário Oficial do Município, com data retroativa a 1º de setembro, deixando os trabalhadores numa total situação de vulnerabilidade e sem informações concretas sobre o fato. Centenas de pessoas e seus familiares acordaram no sábado e foram pegos de surpresa com o anúncio das exonerações.
Diante do fato, a CTB vem de público prestar sua solidariedade aos tantos trabalhadores e seus familiares nesse momento presente de dificuldades de um futuro de repleto de incertezas. Apesar de qualquer dificuldade, não se justifica a atitude do prefeito Bruno Cunha Lima em demitir pais e mães de família assim de repente, sem comunicação e sem explicação convincente.
Nós que fazemos a CTB esperamos que o prefeito reveja toda essa situação e tenha sensibilidade, e encontre uma outra forma de solucionar os problemas financeiros da PMCG, sem penalizar o trabalhador que sobrevive com um salário mínimo, mas que para ele é o único e sua fonte de manutenção da família.
Não se pode punir os pequenos, em detrimento dos grandes.
Até porque são os que ganham menos, que são maioria e que mantém toda a estrutura da prefeitura funcionando. É preciso, com urgência, encontrar uma solução para o problema, sem que haja punição de forma vexatória e de surpresa, atingindo justamente quem mais trabalha e quem mais precisa.

A CTB lamenta a atitude adotada pela PMCG e espera que, pelo menos, sejam convocados os servidores concursados do município para suprir parte do andamento normal do funcionamento da prefeitura, que deve ser afetado a partir de agora. Caso a convocação não surta o efeito esperado, a PMCG deveria seguir o exemplo do governo federal e realizar concurso público para solucionar o problema.

Toda a solidariedade da CTB a esses muitos trabalhadores, pais e mães de família, atingidos por essa medida sem precedentes e que pegou a todos de surpresa, principalmente por ter sido anunciada na calada da noite e com data retroativa.

Maria de Lourdes (Lurdinha)
Vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, na Paraíba

José Rogério Gonçalves de Moura
Dirigente na Paraíba

Mirabol de Medeiros
Dirigente na Paraíba